O que é um Dashboard?

Conhecidos por muitos nomes (executive dashboard, business dashboard, business intelligence dashboard, etc.) e traduzido para Português como “Painel de Instrumentos”, é basicamente uma forma para os gestores e decisores terem um conhecimento rápido dos dados importantes para eles. Para além de serem um resumo dos dados importantes, o Dashboard também serve como forma de realçar dados específicos, permitindo ao utilizador analisá-los pormenorizadamente (drill-down).

O Dashboard representa a consolidação de dados, muitas vezes a partir de variadas fontes, e a apresentação dos mesmos de uma forma inteligível e de onde se possam tirar conclusões rapidamente.

Algumas das áreas a utilizar Dasboards são: Financeira, Marketing, Recursos Humanos, Operações, Processos Fabris, etc.

divisor

A necessidade de um Dashboard

Todos nós somos diariamente assoberbados de informação, tanto pela quantidade de informação gerada como pela nossa capacidade de a interpretar e tirar conclusão a partir da mesma. Com o aumento diário da informação recebida e o aumento da capacidade dos nossos Data Centers o problema da interpretação dos dados agrava-se. Assim a necessidade de Dashboards que nos indiquem visualmente qual a informação vital é de importância fulcral para a sua empresa.

divisor

Dashboards em Excel

A utilização do MS-Excel como como plataforma para a criação de Dashboards é uma opção óbvia, tendo em conta a sua universalidade do MS-Excel e a utilização como programa de recolha, análise e tratamento de dados.

As mesmas razões que levam a empresa a escolher o MS-Excel como plataforma para a gestão de processos e dados, são as que levam ao desenvolvimento de Dashboards nessa mesma plataforma, sendo que algumas razões são:

  • Universalidade;
  • Capacidade de suprir necessidades de gestão corrente;
  • Baixo custo de implementação;
  • Reconhecida estabilidade.

divisor

Exemplos de Dashboards

Com já foi referido os Dashboards podem ser aplicados a inúmeras funções e a variadas áreas de negócio. De seguida apresentamos alguns exemplos de Dashboards criados em MS-Excel.

Gestão de Marca Mundial (clique na imagem para ampliar)

Gestão Marca mundial

.

Gestão de Ocupação Hoteleira (clique na imagem para ampliar)

Gestão Hoteleira

.

Gestão de Financeira (clique na imagem para ampliar)


.

Seguros e Afins (clique na imagem para ampliar)

dashboard5

divisor

-Topo da Página-