Office 15 com aplicativo misterioso da Microsoft

Segundo a Exeme.com, magens do futuro Office 15, da Microsoft, indicam que a empresa pretende incluir um novo aplicativo no pacote, o Moorea, que parece ter sido criado para uso em tablets

Segundo o mesmo site:

” …Imagens da nova versão do pacote de aplicativos Office, da Microsoft, revelam a existência de um novo aplicativo, o Moorea. Elas foram publicadas ontem pelo site italiano Winbeta. Não há garantia de que essas telas sejam verdadeiras, mas também não há indício de que sejam falsas. O Office 15 ainda está em desenvolvimento e só deve ficar pronto em 2012 ou 2013.

Uma das telas mostra o menu Iniciar do Windows 7 com os ícones para acionamento dos aplicativos do Office. Estão lá todos os aplicativos já conhecidos do pacote, incluindo os populares Excel, Word e PowerPoint. Mas aparece, também, um item novo, identificado como Moorea. O nome é o de uma ilha na Polinésia Francesa, e pode ser apenas um codinome provisório.

Imagens desse suposto aplicativo exibem uma superfície dividida em espaços retangulares onde são dispostos textos e fotos. Na tela de apresentação, aparece, em inglês, a frase “Tudo de que você necessita num único lugar”. É, aparentemente, uma espécie de prancheta ou mural onde o usuário pode colecionar recortes de informações, juntando fotos, vídeos e textos para visualização conjunta.

Moorea x OneNote

Ao menos na finalidade, há certa semelhança entre o Moorea e o OneNote, aplicativo que faz parte da versão atual do pacote Office. Mas o OneNote é mais complexo. Ele inclui recursos para organizar, classificar e pesquisar informações. Presta-se à elaboração de trabalhos acadêmicos, relatórios de negócios e outros documentos que exigem reunir muitos dados.

O Moorea pode ser uma solução mais simples elaborada especialmente para os tablets. Sua interface bidimensional combina com a tela sensível ao toque. O usuário poderia usar os dedos para adicionar e organizar os textos e fotos na tela.

De fato, há quem suspeite que o Moorea é apenas uma nova interface para o OneNote. Algum tempo atrás, a Microsoft chegou a revelar um projeto chamado Canvas que visava o desenvolvimento de uma interface alternativa para o OneNote. Há boas chances de o Moorea ser o resultado desse projeto.

Mas há outra possibilidade. As imagens do Moorea também lembram o Courier, o tablet com duas telas que a Microsoft elaborou mas que nunca saiu do laboratório. Sabe-se que alguns profissionais que trabalharam nesse projeto foram, depois, para a equipe que desenvolve o Office. Assim, não é impossível que algumas que nasceram no Courier reapareçam no Office 15.”

Vamos esperar para ver…

Comments are closed.